Para as pessoas que possuem carros com vidros elétricos, que estão cada vez mais comuns, a tarefa de fechar e abrir a janela está bem mais fácil do que nos carros que ainda utiliza o velho sistema de manivela dos veículos. Afinal de contas, tanto os motoristas quanto os passageiros precisam apenas apertar um botão para subir ou descer os vidros, ou seja, nada de ter que ficar rodando manivelas. Mas você já parou para se perguntar como funciona o mecanismo que está por trás, ou melhor, por dentro da porta e que faz com que o vidro faça este movimento?

Para conseguir ter um vidro que sobe ou desce apenas apertando um botão é necessário que o carro tenha um mecanismo de levantamento que funciona com um pequeno motor que fica localizado na parte interna da porta. Este motor é considerado a peça chave para que os mecanismos funcionem de forma correta. Este motor está ligado a uma engrenagem helicoidal e a diversas outras engrenagens dentadas. Todo este conjunto permite com que o mecanismo crie torque suficiente para levantar o vidro. Além disso, estas engrenagens também ajudam o vidro a ficar estabilizado e nivelado, muito importante para fechar a janela corretamente, já que se ela deixar alguma brecha ladrões poderão abrir a porta ou até mesmo a janela mais facilmente.

Mas é claro que o mecanismo não pode se preocupar apenas com o sobe ou desce das janelas. O sistema também precisa fornecer segurança para que o vidro permaneça levantado e não caia ou desça quando alguém forçar, o que também facilitaria a vida de um ladrão. A janela só pode se mover ao acionar os botões que ficam do lado de dentro do carro. Para isso, a engrenagem helicoidal no mecanismo de acionamento é fundamental. Grande parte destas engrenagens possuem sistemas de recursos de auto-travamento. Ou seja, a rosca pode girar a engrenagem, mas a engrenagem não pode girar a rosca: a fricção entre os dentes faz as engrenagens travarem.
